Projeto Paralelo ao PIM – Construção da Identidade Empresarial
Objetivo Geral:
- Fazer com que os alunos consignam colocar em prática as referências teóricas utilizadas no curso no que diz respeito aos conceitos de comunicação empresarial.
- Entender que o Branding não é apenas a identidade visual da empresa, ele é composto por valores tangíveis e intangíveis.
- Integrar todos os elementos da comunicação.
Objetivo Especifico:
- Construir o Branding empresarial a partir dos valores utilizados na construção do livro objeto.
- Através da análise dos movimentos artísticos e contexto histórico, justificar suas escolhas - valores e identidades (visuais ou não) - que serão integradas a marca.
- Desenvolver o valor mitológico relacionado com a história da empresa e sua criação.
- Ter uma postura profissional com respeito às datas de produção e entrega de trabalho sejam essas acadêmicas ou empresariais.
Disciplinas envolvidas:
Comunicação Aplicada: É o embasamento do projeto. Responsável pelo desenvolvimento dos conceitos empresariais – Parte III da disciplina – Imagem Institucional e Branding. CIM
História da arte: Referencialização do contexto histórico, simbologia e iconografia
Composição e Projeto Gráfico: Responsável pela aplicação da teoria nas práticas visuais e signicas.
Etapas:
1 - Após decidir o movimento artístico utilizado no livro – objeto, identificar as possibilidades de valores intangíveis relacionados ao contexto histórico daquele movimento.
2 - Identificar os valores tangíveis representados naquele movimento, ou seja, como através das formas determinados valores e idéias se materializam. Separar os elementos básicos do alfabetismo visual utilizado no movimento artístico para construir o logotipo.
3 – Construir a imagem empresarial – Branding - desenvolvendo o valor mitológico e a história da empresa.
4- É importante ressaltar que é a partir do livro-objeto e de seus conceitos intrínsecos que faremos a análise dos elementos que irão constituir a identidade empresarial
5 – Desenvolver a identidade visual e a imagem institucional da empresa.
A parte escrita deve ser entregue conforme as leis da ABNT e cada etapa corresponde a um capítulo.
Resumindo:
1- Relação de valores intangíveis
2- Relação de valores tangíveis
3- Construção do Branding – valor mitológico (exemplos com imagens)
4- Explicação da identidade empresarial
5- Logotipo e explicação
6- Conclusão : Como construir a identidade empresarial através de dados, peças publicitárias ou movimentos artísticos?
7- Bibliografia
Bom Trabalho!!!
Recomendações sobre bibliografia (3 postagem abaixo)
segunda-feira, 4 de maio de 2009
TRABALHO COMUNICAÇÃO APLICADA
Segue o modelo do trabalho a ser entregue uma semana antes da NPII
Os trabalhos que não seguirem exatemente esse modelo serão desconsiderados
Capítulos obrigatórios
1 – Apresentação
2 – A Marca
3 – Valores, missão e visão
4 – Análise da propaganda - Estratégias e Campanhas
5 – Briefing – Pacote
6 – Posicionamento – Pote
7 – Imagem Institucional “Responsabilidade Social”
8- Bibliografia
Qualquer copia sem citação (nota de rodapé) irá ANULAR o conteúdo do trabalho inteiro
O Trabalho deve seguir as Leis da ABNT (ver normatização Unip no site ou aqui no blog)
http://www2.unip.br/servicos/biblioteca/download/manual_de_normalizacao.pdf
Att.
Carol Kallas
Os trabalhos que não seguirem exatemente esse modelo serão desconsiderados
Capítulos obrigatórios
1 – Apresentação
2 – A Marca
3 – Valores, missão e visão
4 – Análise da propaganda - Estratégias e Campanhas
5 – Briefing – Pacote
6 – Posicionamento – Pote
7 – Imagem Institucional “Responsabilidade Social”
8- Bibliografia
Qualquer copia sem citação (nota de rodapé) irá ANULAR o conteúdo do trabalho inteiro
O Trabalho deve seguir as Leis da ABNT (ver normatização Unip no site ou aqui no blog)
http://www2.unip.br/servicos/biblioteca/download/manual_de_normalizacao.pdf
Att.
Carol Kallas
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