Instruções para o seminário:
1- Definir as palavras-chave do texto escolhido e explicá-las. Ver qual o termo mais importante utilizado pelo autor, sua idéia principal, definida em uma palavra, exemplificar e explicar.
2- Determinar as idéias principais do autor, colocá-las em tópico, esclarecer e desenvolver as mesmas.
3- Identificar a escola na qual o autor participa. Citar as principais influências do autor.
4- Falar sobre o contexto histórico no qual as idéias foram desenvolvidas e sua importância naquele determinado momento.
5- Breve biografia do autor.
6- Opinião crítica sobre as idéias. Elas são importantes hoje em dia? Citar influências e a relevância dessas idéias nos dias atuais.
Importante:
Ø O trabalho consiste em elaborar e explicar os tópicos mais importantes das idéias propostas pelo autor, com uma análise do conteúdo do texto escolhido.
Ø Grupos de 5 pessoas. Não será utilizado nenhum recurso tecnológico.
Ø Tempo: 25 minutos. O grupo que não estiver no horário marcado perderá a apresentação.
Ø A Nota é individual, pela apresentação.
Ø O trabalho escrito deve ser entregue no dia da apresentação, junto com a folha de rosto na hora do seminário. O trabalho escrito não soma pontos na nota, só diminuiu se não for entregue e se não seguir as normas determinadas.
Ø NÃO EXISTE PROVA SUB PARA SEMINÁRIOS, FALTOU : ZERO!!!
Autores:
William I. Thomas, Florian Znaniecki, Robert E. Park, Louis Wirth, Ernest Burgess, Everett Hughes e Robert McKenzie.
E. Goffman, W. F. White, Anselm Strauss, David Gold e Eliot Friedson.
Robert Merton, Charles Wright. Wilburg Schramm
Paul Lazerfeld, Harold Laswell, Kurt Lewin, Carl Holand
Talcott Parsons,
Walter Benjamin, Theodor Adorno, Max Horkeiner, Jurgen Habernas,Herbert Marcuse, Erich Fromm
Richard Hoggart, Raymond Williams, E.P. Thompson, Stuart Hall
Marshall Mac Luhan, Jesus Martin Barbero, Paul Virílo, Jacuqes Derrida, Michael Foucalt, Michel Pêcheux
Julia Kristeva, Mikhail Mikhailovich Bakhtin
Abraham Moles, David Riesman, Edoardo Sanguineti, Roland Barthes, Erwin Panofsky
Pierre Levy, Jean Baudrillard
BIBLIOGRAFIA:
WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1995.
COSTA LIMA, LUIZ. Teoria da Cultura de Massa – São Paulo: Paz e Terra, 2000.
POLISTCHUK, Ilana; TRINTA, Aluízio. Teorias da Comunicação de Massa. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003
Textos das atividades complementares que estaram na xerox
BIBLIOGRAFIA OBRIGÁTORIA – Conceitos básicos
COELHO TEIXEIRA. O que é Indústria Cultural – São paulo: Brasiliense, 1980
SANTAELLA, M. LUCIA. O Que é Semiótica.-São Paulo: Brasiliense,2003 (Coleção Primeiros Passos).
1- Definir as palavras-chave do texto escolhido e explicá-las. Ver qual o termo mais importante utilizado pelo autor, sua idéia principal, definida em uma palavra, exemplificar e explicar.
2- Determinar as idéias principais do autor, colocá-las em tópico, esclarecer e desenvolver as mesmas.
3- Identificar a escola na qual o autor participa. Citar as principais influências do autor.
4- Falar sobre o contexto histórico no qual as idéias foram desenvolvidas e sua importância naquele determinado momento.
5- Breve biografia do autor.
6- Opinião crítica sobre as idéias. Elas são importantes hoje em dia? Citar influências e a relevância dessas idéias nos dias atuais.
Importante:
Ø O trabalho consiste em elaborar e explicar os tópicos mais importantes das idéias propostas pelo autor, com uma análise do conteúdo do texto escolhido.
Ø Grupos de 5 pessoas. Não será utilizado nenhum recurso tecnológico.
Ø Tempo: 25 minutos. O grupo que não estiver no horário marcado perderá a apresentação.
Ø A Nota é individual, pela apresentação.
Ø O trabalho escrito deve ser entregue no dia da apresentação, junto com a folha de rosto na hora do seminário. O trabalho escrito não soma pontos na nota, só diminuiu se não for entregue e se não seguir as normas determinadas.
Ø NÃO EXISTE PROVA SUB PARA SEMINÁRIOS, FALTOU : ZERO!!!
Autores:
William I. Thomas, Florian Znaniecki, Robert E. Park, Louis Wirth, Ernest Burgess, Everett Hughes e Robert McKenzie.
E. Goffman, W. F. White, Anselm Strauss, David Gold e Eliot Friedson.
Robert Merton, Charles Wright. Wilburg Schramm
Paul Lazerfeld, Harold Laswell, Kurt Lewin, Carl Holand
Talcott Parsons,
Walter Benjamin, Theodor Adorno, Max Horkeiner, Jurgen Habernas,Herbert Marcuse, Erich Fromm
Richard Hoggart, Raymond Williams, E.P. Thompson, Stuart Hall
Marshall Mac Luhan, Jesus Martin Barbero, Paul Virílo, Jacuqes Derrida, Michael Foucalt, Michel Pêcheux
Julia Kristeva, Mikhail Mikhailovich Bakhtin
Abraham Moles, David Riesman, Edoardo Sanguineti, Roland Barthes, Erwin Panofsky
Pierre Levy, Jean Baudrillard
BIBLIOGRAFIA:
WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1995.
COSTA LIMA, LUIZ. Teoria da Cultura de Massa – São Paulo: Paz e Terra, 2000.
POLISTCHUK, Ilana; TRINTA, Aluízio. Teorias da Comunicação de Massa. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2003
Textos das atividades complementares que estaram na xerox
BIBLIOGRAFIA OBRIGÁTORIA – Conceitos básicos
COELHO TEIXEIRA. O que é Indústria Cultural – São paulo: Brasiliense, 1980
SANTAELLA, M. LUCIA. O Que é Semiótica.-São Paulo: Brasiliense,2003 (Coleção Primeiros Passos).
LIVROS E ARTIGOS – Atividades Complementares
Ø Coleção Primeiros Passos: http://www.editorabrasiliense.com.br
O que é Cultura? / O que é Cultura Popular ?/ O que é Semiótica? / O que é Ideologia? / O que é ação social? / O que é comunicação? / O que é Contracultura? / O que é pós-moderno?.
1. Mauro Wolf (1987). Teorias da comunicação. Lisboa: Presença (original de 1985) – Capitulo 1 : Contextos e Paradigmas na pesquisa sobre os mass media,
2. Luiz Costa Lima. Teoria da Comunicação de Massa. Ed.Saga – Capítulo 2 : texto de : Robert K. Merton e Paul Lazerfeld – Comunicação de massa, gosto popular e a organização Social
3. Antonio Hohlfeld e outros (org) Teorias da Comunicação. Ed. Vozes – Petropoles, 2001– (Texto de Francisco Rudiger )– 2.A Escola de Frankfurt e 3. Os Estudos Culturais (Texto de Ana Carolina Escosteguy)
4. SOUZA,M.W e outros. Sujeito, o lado oculto do receptor.Ed Brasilense, 1995 Texto: Maerica Latina e os anos recentes: o estudo da recepção em comunicação social – Jesus Martin Barbero
5. Vários Autores . Panorama da Comunicação Coletiva. Ed. Fundo de Cultura. Capitulo 10 – O efeito da Comunicação no comportamento Eleitoral (Texto : Ithiel de Sola Pool)
6. CANCLINI,NESTOR GARCIA. Consumidores e Cidadãos, Conflitos multiculturais da Globalização, Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, 1995 – Texto: O consumo serve para pensar
7. MARTINS, FM, SILVA,J.n (orgs). Para se navegar no século 21. Editora: Sulina, Porto Alegre,2000 –: 1- Texto escrito por Paul virílio: O Resto do Tempo / 2-Texto escrito por Pierre Levy: A Revolução Contemporânea em matéria de comunicação
8. MORRIN, Edgar. A cabeça bem-feita Repensar a reforma, reformar o pensamento. Ed: Bertrand Brasil / Anexo 1 : Inter-poli-transdisciplinaridade Anexo 2: A noção de sujeito
9. DÊNIS DE MORAES (org.) Por uma outra comunicação : mídia, mundialização Cultural e poder.Editora Record, 2004
10. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Ed Paz e Terra, São Paulo, 1999 / Capitulo 5: A Cultura da Virtualidade real: a integração da comunicação eletrônica, o fim da audiência de massa e o surgimento de redes interativas
11. HARVEY, David. A Condição Pós moderna – Uma pesquisa sobre as origens da Mudança Cultural. 2ª edição. Ed . Loyola. Rio de Janeiro, 1996 / Parte IV: Capítulos : 19 a 27.